Notícias

Trabalhadores da Conab em Mato Grosso do Sul aprovam por unanimidade ACT

10 de Março de 2023 às 16:30

Trabalhadores da Conab aceitam termos do ACT de forma unânime | Foto: Walter Queiroz

Em assembleia realizada para discutir especificamente o Acordo Coletivo de Trabalho (ACTs) 2019/2021 e 2021/2023, na manhã de hoje (10), trabalhadores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aprovaram as alterações propostas aos ACTs em negociação.

Walter Queiroz

A reunião contou com a participação de trinta e sete trabalhadores que se manifestaram positivamente de forma unânime pelo encaminhamento da aprovação das propostas publicadas pela mediação para votação em bloco.

A assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público em MS (Sintsep/MS) aconteceu  na sede da Conab com a participação, além dos trabalhadores, de Adilson dos Santos, diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) e do Sintsep/MS, de João Nascimento e Maria Helena de Farias, diretores do Sintsep/MS e de Regina Gonder Espindola, Tayane Pereira de Oliveira e Marcio Arraes, diretores da  Associação Nacional dos Empregados da Conab em MS (Asnab/MS). Durante a exposição da mesa, Nascimento, diretor de formação do Sintsep/MS, menciona o sucesso da negociação realizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Fenadsef), evidenciando a importância do Sindicato no processo e a importância da sindicalização dos trabalhadores.

“Sobre o processo de negociação, é de extrema importância termos superado dificuldades impostas pelo o governo anterior que era de reajuste zero” ressalta Adilson dos Santos, diretor de comunicação do Sintsep/MS e que presidiu a mesa...

Segundo ele, os termos atuais da negociação evoluíram em novembro, quando foi sinalizada a perspectiva de aumento de 9%, por fim, atualmente, a última proposta da Conab para o reajuste de 18,42%, vinculada à mudança do plano de saúde para a Geap. “Em reunião com a presidência da empresa, foi conseguida a desistência da condicionante, mantendo inalterado o plano de saúde dos trabalhadores", informa.

Durante a plenária, o trabalhador Jânio Ribeiro Souto, procurador regional do órgão, interveio sobre a defasagem monetária no período de quatro anos em que não houve negociação. “É necessário que isso seja discutido para que a empresa não incorra novamente neste procedimento de não negociar", destaca.

Coube à mesa esclarecer o período contemplado o reajuste retroativo e que, provavelmente, as diferenças salariais deverão ser pagas a partir da folha de pagamento referente ao mês de abril.

Quanto aos benefícios não contemplados, ficou consignado no ACT atual que a aceitação dos termos atuais não exclui a possibilidade de negociação a parte dos benefícios de natureza não salarial no período corrente. Quanto à dúvida sobre correção monetária, ficou esclarecida a pertinência da questão que deve ser levada para o processo negocial do ano corrente.


Representante da Asnab/MS, da Tayane informou aos empregados, sobre o processo negocial estabelecido. Foi apresentada em linhas gerais como a Condsef e o Sintsep/MS organizam o processo das rodadas anuais de negociação.

Ainda, sobre a importância da sindicalização, Maria Helena, diretora de assuntos jurídicos do Sintsep/MS solicita aos trabalhadores que façam contato com o Sindicato a fim de restabelecer o andamento das ações judiciais, anteriores à fusão do Sintsep/MS com Sintsprev/MS. Destacou ainda, outros benefícios da associação ao Sindicato, como a assessoria jurídico-trabalhista e da ocorrência de plantões jurídicos semanais na sede em Campo Grande, MS.

#8M Sempre Vivas
Considerando o mês de março, e o dia 8, de Lutas das Mulheres, o Sintsep/MS, por meio da diretora Maria Helena, presenteou as mulheres presentes com a camiseta do ColetivA Sempre Vivas, ao qual o Sindicato faz parte. "Precisamos da ajuda de todas e todos para combater os números, ainda absurdos, de violência contra as mulheres em nosso estado”, denuncia.

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo