Servidores Federais de Mato Grosso do Sul participam da Jornada de Luta em Brasília
31 de Março de 2022 às 09:57
Programação da Jornada de Luta, de 29 a 31 de março, em Brasília
O SintsepMS enviou uma delegação para participar da Jornada de Luta em Brasília, de 29 a 31/03, para pressionar o governo a reconhecer o direito de todas as categorias do Serviço Público Federal a, no mínimo, Reposição Salarial Linear de 19,99%. A reivindicação é emergencial, pois o governo tem que implementar até o mês de abril, uma vez que, após esta data, estará impedido pela legislação eleitoral.
O índice reivindicado corresponde à inflação dos últimos 3 anos, correspondentes ao governo Bolsonaro. Entretanto, a defasagem é maior. Há cinco anos o funcionalismo federal está com os salários congelados, sendo corroídos pela inflação e pelo aumento das contribuições previdenciárias.
A delegação do SintsepMS é composta pelos servidores aposentados do Ministério da Saúde e diretores da entidade Élio Araújo (Secretário Geral Adjunto), Maria Helena Silva de Faria (diretora da Secretaria de Assuntos Jurídicos) e Jorge Guimarães (diretor da Secretaria de Políticas Sociais, Gênero e Raça) e o servidor do INSS Ronaldo Inácio da Silva.
Diretores do SintsepMS Elio Araújo, Jorge Guimarães e Maria Helena (Min. Saúde) e servidor Ronaldo (Inss)
No dia 29/03 foi realizado um ato em frente ao MEC denunciando a corrupção praticada pelo ministro da Educação Milton Ribeiro, denunciado por atender ao lobby de pastores evangélicos para liberar verbas do órgão para prefeituras como contrapartida do apoio a construção de igrejas.
No dia 30/03 os manifestantes se concentraram no chamado "Espaço do Servidor" (tenda permanente do Sindsep-DF em frente a um dos blocos do Ministério da Economia). Depois realizaram uma passeata pela Esplanada, realizando paradas e atos em frente às sedes dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Previdência e encerrando em frente ao bloco principal do Ministério da Economia.
Hoje, 31/03, os manifestantes farão dois atos. O primeiro, às 09hs, será em frente ao Senado Federal e visa sensibilizar o Poder Legislativo para a reivindicação dos Servidores. O segundo, às 10hs, será novamente em frente ao Ministério da Economia.
A reposição de 19,99% é um direito.
Só a luta organizada, democrática, engajada e consciente poderá garantir direitos.
#reposiçãosalarial19,99%Ja
#eudefendoservicospublicos
#Condsef
#sintsepms