Notícias

Servidores do Ibama em MS comemoram 34 anos do órgão

23 de Fevereiro de 2023 às 15:14

Servidores na celebração de 34 anos do Ibama/MS | Foto: Walter Querioz

Confraternização na sede do órgão em Campo Grande, MS teve participação de servidores, aposentados, terceirizados, convidados e do Sintsep/MS.

Walter Queiroz

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora hoje (23), seu aniversário de 34 (trinta e quatro) anos de fundação. Instituído através da Lei 7.735/1989, a autarquia é produto da fusão de quatro órgãos anteriores e nasce com a função de executar a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA).

Funcionários ativos, aposentados e terceirizados, representantes sindicais e convidados de todo o estado participaram da comemoração que ocorreu no período da manhã no endereço da autarquia em Campo Grande MS. Foram realizadas atividades culturais com música, pinturas, exibição de artes, vídeos e um café da manhã oferecido pelos servidores do órgão.

A superintendente interina, Janice Lube Battilani ressaltou a importância e simbolismo da comemoração: “Foram 4 anos de dificuldades que os servidores e a instituição passaram. Hoje o compromisso é voltar e reforçar: O Ibama voltou”, ressalta. Sobre o funcionalismo público, reafirma: “É um momento de valorizar os servidores e o compromisso em relação à questão ambiental. Independente de uma gestão política, os servidores é que fazem a história”.

Pelo quadro de aposentados, a fala na cerimônia foi realizada por Jurandir de Freitas, especialista em meio ambiente, que também é diretor de aposentados e pensionistas do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Mato Grosso do Sul (Sintsep/MS). Ele relembra a importância e o desafio que foi participar da construção do Ibama no MS: “Foi um trabalho árduo e importante participar da preservação do meio ambiente em nosso estado”, relata.

A fala foi seguida pelo quadro mais antigo em atividade, o analista ambiental Reginaldo Gomes Yamaciro, que reafirma sobre a resiliência do funcionalismo público nesses 34 anos: “Se não fossem todos nós, o Ibama não existiria”.

Priscila Cândida Martins da Silva, técnica ambiental em Campo Grande, recém incorporada ao serviço público, concursada em 2022, fez a fala pelos novatos e demonstra a surpresa de descobrir, após o concurso, a quantidade de tarefas desempenhadas por tão poucos quadros no órgão.

Além das falas de servidores e convidados, houve apresentação musical e artística da Confraria Socioartista, pintura coletiva com Fernando, Agnone, e Rosane Bonamigo. A educadora ambiental do Ibama de Corumbá, Thainan Bornato também realizou intervenção cultural realizando a pintura de um mural no interior do pátio onde foi realizada a cerimônia.

Assembleia dos Servidores do Ibama
É importante lembrar que está em processo a negociação entre a categoria dos servidores públicos federais e o Governo Federal, intermediada pela Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). O atual momento é de consutla da proposta apresentada pelo governo à mesa junto às bases.

Para os servidores do Ibama, a assembleia com os servidores acontece na sexta-feira (24/2), às 9h. A convocação é do Sintsep/MS, mas a reunião acontecerá na superintendência estadual do órgão: rua Euclides da Cunha, 975 - Centro, Campo Grande - MS, 79020-230.

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo