Notícias

Paralisação na Ebserh começa atingindo 7 estados e o DF

21 de Julho de 2016 às 21:10

Empresa conseguiu liminar que impõe garantir contingente de 75% e manutenção das atividades essenciais. Condsef recorre

Por decisão da maioria dos empregados da Ebserh, teve início nesta quarta-feira um processo de paralisação de atividades em unidades que a partir de amanhã, 21, irá atingir sete estados (BA, CE, MG, MT, PE, RS, MA) e o Distrito Federal. A Ebserh obteve uma liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinando que 75% dos empregados continuem em atividade durante a paralisação. A Condsef já se reuniu hoje mesmo com sua assessoria jurídica para recorrer da decisão. Até que a Justiça volte a se manifestar, a recomendação é de que os trabalhadores sigam a determinação judicial.

Um dos questionamentos é de que a exigência desse contingente inviabiliza o movimento de reivindicação dos trabalhadores que estão organizados para garantir o atendimento de uma demanda urgente e justa. O processo de negociações envolvendo o ACT da Ebserh chegou a um impasse. Um dos principais está na busca dos empregados por um percentual de reposição salarial de 10,36% que acompanha exatamente o IPCA do período de abrangência do acordo. Os empregados querem que o percentual seja aplicado na remuneração e nos benefícios. A Ebserh insiste em apresentar índices abaixo da inflação, o que impõe perda salarial aos empregados. A empresa apresenta 8% para remuneração e 9% para benefícios. Os empregados também buscam avanços nas cláusulas sociais do ACT.

A expectativa é de que o impasse instalado seja resolvido. Os empregados também esperam que se assegure a eles o mesmo direito reservado aos trabalhadores da iniciativa privada que durante paralisações devem manter 30% do contingente e a manutenção dos serviços essenciais. Desde janeiro as movimentações em torno do ACT 2016/2017 acontecem. Para a Condsef este é um momento em que a categoria precisa continuar o permanente processo de mobilização e atenta à conjuntura. Continue acompanhando. Essas e outras informações de interesse dos setores da base da Condsef seguem sendo divulgadas aqui em nossa página.

Fonte: Condsef

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo