Notícias

NOTA PÚBLICA DO FÓRUM ESTADUAL VACINA PARA TODOS

22 de Fevereiro de 2021 às 00:00


O Fórum Estadual Vacina Para Todos, que reúne cerca de 50 entidades representativas da sociedade civil organizada de Mato Grosso do Sul, vem, por meio desta nota pública, cobrar dos governos federal, estaduais e municipais, qual é o real planejamento de que essas esferas de poder dispõem para enfrentar a escassez de oferta de vacina contra a Covid-19 no Brasil e com isso garantir doses suficientes para imunizar toda a população.

 

É preciso lembrar sempre que a falta do imunizante é devida à política negacionista, à incompetência e à negligência do governo Bolsonaro e de seu ministro militar da Saúde, Eduardo Pazuello, que, ao contrário do que aconteceu em outros países, não se preocuparam em solicitar reserva de vacinas para o Brasil, quando os principais fabricantes anunciaram o início da produção. Preferiram apostar em medicamentos sem eficácia contra a doença e minimizar os efeitos do coronavírus, desqualificando assim as regras de combate à Covid-19. 

 

Todo esse descaso resultou nos milhares de casos de infecção e de mortes, bem como na falta de doses para imunizar a população, uma vez que só contamos com duas vacinas: Coronavac e Oxford. O Fórum Estadual Vacina Para Todos propõe que as autoridades brasileiras adotem todas as vacinas à disposição no mercado, como a russa, a indiana e a americana.

 

Fazemos coro a governadores e prefeitos e os apoiamos na pressão que exercem sobre o Ministro da Saúde para que venha a adquirir outras vacinas para atender a demanda da nossa população. 

 

A esses gestores, porém, fazemos um alerta:  que fiquem atentos ao mercado e às possibilidades para aquisição de novas vacinas pelos próprios estados e municípios, caso o governo federal não garanta as duas doses necessárias. É sabido que estados e municípios têm reservado verba para a compra das vacinas. Que tomem à frente desse trabalho!

 

O que importa é que sejam garantidas as duas doses para todos e todas e se acabe de vez com o vírus e a sua sanha mortal. Afinal, temos um dos melhores modelos de vacinação em massa do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com capacidade de vacinar até 5 milhões de pessoas/dia. O que nos falta, é a vacina.

 

“Quanto mais pessoas forem vacinadas e mais gente perceba que a vacina vai permitir que retomemos nossa vida, esse sentimento contrário (o negacionismo) vai se diluir. Vai ser como uma bola de neve, cada vez haverá mais gente acreditando que a pandemia vai passar se nos vacinarmos”

Salman Rushdie, escritor anglo-indiano

 

Fórum Estadual Vacina Para Todos

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo