I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde acontece de 06 à 08 de novembro, na FETEMS
6 de Novembro de 2017 às 00:00
I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde acontece de 06 à 08 de novembro, no auditório da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), com o tema central "Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS público de Qualidade".
Hoje (06 de novembro), está sendo realizada a Etapa da Macrorregional de Campo Grande-MS, que elege 32 delegados e delegadas para participarem da Conferência Estadual, que acontece amanhã (7) e dia 08 de novembro.
Compuseram a Mesa de Abertura o Presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira; a Secretária de Políticas de Seguridade Social do SINTSPREV-MS (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social em MS) - Coordenadora do Fórum Estadual dos Trabalhadores em Saúde do Mato Grosso do Sul e Vice-presidenta do Conselho Estadual de Saúde: Luzia Japira Alves Pereira; a Conselheira Municipal de Saúde Representante do Segmento dos Trabalhadores no Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande - Enfermeira Giane França Alvarez; o Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande-MS, Sr. Marcelo Brandão Vilela; a Coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES, Karine Ferreira Barbosa e a Secretária Adjunta da SES, Dra. Christinne Cavalheiro Maymone Gonçalvez.
O Presidente da FETEMS, Jaime Teixeira, em sua fala destacou: "É muito importante a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras da Vigilância em Saúde, nesta Conferência, onde poderão avaliar a situação da Saúde, colaborar com os Gestores nas ações, discutir e articular os interesses e necessidades da população. O SUS é de todos nós! Temos o desafio constante para que o SUS não seja privatizado".
Luzia Japira em sua fala ressaltou que: "Nós , trabalhadores e trabalhadoras, não medimos esforços para que esta Conferência fosse realizada. Agradecemos o professor Jaime Teixeira pela gentileza de nos receber como o anfitrião deste evento, através da FETEMS, que foi fundamental, nesse momento de luta e dificuldades que estamos passando, onde infelizmente, o Conselho Estadual de Saúde teve que paralisar suas atividades por total falta de estrutura e de comprometimento da gestão estadual com o Controle Social. Suzeira que sou e sempre serei, não posso deixar de me contrapor a alegação dos Governos de usar a dificuldade financeira atual para boicotar a saúde, para desmontar o SUS, nós não vamos aceitar!". Vamos dizer sempre NÃO A PRIVATIZAÇÃO DO SUS".
Os trabalhos da Macro Regional de Campo Grande-MS começaram às 08h30min, com a leitura e aprovação do regulamento e com as seguintes mesas temáticas: "O lugar da Vigilância no SUS"; Responsabilidades dos Estados e governos com a Vigilância em Saúde"; "Saberes, Práticas, processos de trabalho e tecnologias na Vigilância em Saúde; debates aprovação das propostas.
Após o almoço, será discutida a "Democracia e Participação Social no fortalecimento da Vigilância em Saúde e Eleição de delegados e delegadas para a Conferência Estadual.
Amanhã, dia 07 de novembro, o credenciamento à Conferência Estadual iniciam-se a partir das 07 horas.