GEAP QUER REAJUSTA PLANO DE SAÚDE EM 37,55%
14 de Dezembro de 2015 às 00:00
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, participou da reunião dia 18/11/2015, em Brasília, para discutir sobre o reajuste abusivo e outros assuntos pertinentes à GEAP – Auto Gestão em Saúde. O ponto central da discussão sobre o reajuste de 37,55% nas mensalidades dos planos de saúde para o exercício de 2016. Os representantes sindicais manifestaram sua posição veementemente contrária ao percentual de aumento aprovado pelo CONAD – Conselho de Administração da GEAP.
O documento destaca que o funcionalismo federal já foi enormemente prejudicado com o reajuste concedido pelo governo, que sequer cobre as perdas salariais acumuladas nos últimos anos. O texto cita que “as entidades reiteram sua manifestação contrária à Resolução/Geap/Conad nº 99, que estabeleceu o aumento ora repudiado, acompanhando a posição contrária dos seus representantes eleitos no Conad, vencidos pelo voto de minerva do presidente do referido órgão, indicado pelas patrocinadoras”.
Para detalhar melhor os encaminhamentos propostos, foi definida a Nota de Repúdio para a definição de uma ação judicial contra o reajuste do plano de saúde.
Também esta sendo estudada a possibilidade de outra ação contra a ANS por conta da exigência de reserva financeira.