Ebserh apresenta índice de 8,8% em audiência de mediação no TST e condiciona contraproposta a fim da greve na empresa
27 de Julho de 2016 às 21:56
Categoria tem até segunda, 1º, para informar se aceita condições. Nova audiência no tribunal foi marcada para o dia 10 de agosto
A Ebserh ofereceu um índice de 8,8% nos salários dos empregados da empresa como contraproposta aos anteriores 8% apresentados. Essa foi a única mudança no contexto do acordo coletivo de trabalho (ACT) que vem sendo negociado desde janeiro. A contraproposta foi apresentada nesta quarta-feira em uma audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Veja aqui a ata da audiência. Sem obter avanços nas negociações, os empregados da Ebserh iniciaram uma greve que até o momento atinge doze unidades em sete estados – Bahia (2); Ceará (2); Maranhão (1); Minas (2); Mato Grosso (1); Pernambuco (1); Piauí (1) – e o Distrito Federal (2). Como condição, a Ebserh impôs que os empregados interrompam a greve. A categoria tem até esta segunda-feira, 1º, para dar uma resposta. A Condsef encaminha ainda nesta quinta, 28, as orientações para as assembleias nos estados.
O debate da audiência de mediação tomou toda a tarde de hoje. Na audiência, a Ebserh frisou ainda que caso os empregados não concordem com a contraposta, a empresa vai retirar o novo índice (8,8%) da mesa de negociações retornando aos 8%. As assembleias da categoria vão decidir os rumos do movimento, a aceitação ou não das imposições da empresa. Os empregados cobram um índice para salário e benefícios de 10,36% que acompanha exatamente o índice de inflação (IPCA) do período de abrangência do ACT. Uma nova audiência no TST está agendada para o dia 10 de agosto.
A participação de todos os empregados nas assembleias para definir os rumos no movimento de reivindicações da categoria é fundamental. É preciso manter o permanente processo de mobilização e atenção à conjuntura.
Fonte: Condsef