Diretores do SINTSEP/MS participam de Assembleia dos Trabalhadores(as) do INCRA-MS
26 de Fevereiro de 2024 às 16:00
Os Diretores do SINTSEP/MS, Jorge Guimarães (Secretário Geral do SINTSEP/MS) e Elio Araújo (Secretário de Finanças do SINTSEP/MS) e representantes da ASSINCRA/MS, do SindPFA, da CNASI-AN, da Condsef/Fenadsef e da CUT/MS participaram no dia 26 de fevereiro, da Assembleia Específica dos(as) Trabalhadores(as) do INCRA-MS e do Ato de Mobilização por Reajuste Salarial, Reestruturação das Carreiras, Fortalecimento do INCRA e Reforma Agrária, na sede da SR(MS) em Campo Grande/MS.
Todas segundas-feiras desde o final de janeiro de 2024, a categoria realiza atividades de mobilização nas Superintendências do órgão espalhadas no Brasil e na sede, em Brasília, visando sensibilizar o Governo Lula a atender a pauta de reivindicações, dentre elas: reajuste salarial, reestruturação das carreiras, fortalecimento do INCRA e Reforma Agrária.
A necessidade de realização da Reforma Agrária, a importância do Ordenamento Fundiário e da Regularização Fundiária, a missão do Incra, a atual situação de sucateamento do órgão e a realidade de seus servidores também são destaques da carta.
O Incra foi um dos órgãos que mais sofreu com o sucateamento nos governos de Michel Temer (MDB) e de Jair Bolsonaro (PL), devido ao desinteresse de ambos em promover a reforma agrária no país. Houve corte de recursos, os concursos públicos foram suspensos e foram promovidas políticas para facilitar a grilagem de terra.
No dia 14 de março, já está agendada a mesa de negociação nacional específica do INCRA-MS.