Condsef encaminha pauta setorial do PCCTM à Defesa e ao Planejamento
12 de Maio de 2015 às 09:17
No último dia 6 a Condsef protocolou, no Ministério da Defesa e na Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, a pauta de reivindicações setoriais dos trabalhadores do Plano de Cargos e Carreira da Tecnologia Militar (PCCTM), visando à próxima reunião setorial com o governo, marcada para o dia 20 de maio. São no total seis itens reivindicados.
Os trabalhadores do PCCTM querem a equiparação do plano com as carreiras ligadas com a área de ciências e tecnologia, já que trabalham também com a tecnologia. Outra luta do setor é a inclusão dos servidores da área meio do Ministério da Defesa, algo em torno de oito mil pessoas, na carreira de tecnologia militar, para isso, pedem também a criação do nível auxiliar na referida carreira.
Outra reivindicação do PCCTM é o reconhecimento das condições de trabalho especiais, insalubre e periculosas, como prevê a legislação brasileira. Com esse reconhecimento, por exemplo, os servidores poderão receber um adicional nos seus salários e ainda se aposentarem mais cedo.
Por fim, os trabalhadores do Ministério da Defesa pedem a realização de concursos públicos para reposição do quadro. Essa é, por sinal, uma reivindicação comum a vários setores do serviço público.
PAUTA SETORIAL DO PCCTM
- Equiparação do PCCTM com as carreiras de ciências e tecnologia
- Concurso público para o PCCTM
- Respeito da legislação de trabalho especial – insalubridade e periculosidade
- Reconhecimento do tempo de serviço trabalhado em condições especiais para fins de aposentadoria e abono de permanência
- Inclusão da área meio das organizações industriais no PCCTM
- Criação do cargo de nível auxiliar no PCCTM
- Fonte: Condsef