Notícias

COMEÇA A GREVE DOS SERVIDORES FEDERAIS EM TODO O PAÍS

28 de Julho de 2015 às 00:00


Os servidores federais que representam 80% do Executivo Federal, iniciam uma greve geral a partir de hoje. Muitas categorias já começaram a paralisação, como a do INSS, a da Fiocruz, do Judiciário, além dos professores e técnico-administrativos das universidades. Hoje, sindicatos e o Ministério do Planejamento se reúnem em Brasília e tentam o acordo mais uma vez.

 

O encontro vai dar continuidade às negociações com o governo envolvendo demandas de cerca de 500 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas. A mobilização se deu com a estagnação na negociação, considerada insuficiente para a aceitação de um índice de reposição inflacionária de 21,3% dividido em 4 anos. Mas os servidores querem reajuste salarial de 27,3% já para o ano que vem.

 

Enquanto não há decisão, os trabalhadores da Fiocruz decidiram pela continuidade da greve. Uma assembleia para decidir o rumo do movimento será convocada 24 horas após a reunião com o Planejamento. A categoria também reivindica o direito de negociação coletiva e paridade salarial entre servidores ativos e aposentados.

 

Contudo, a ampliação do contingenciamento de despesas do governo federal pode emperrar a negociação.

 

Novas negociações

 

Foram retomadas as negociações entre STF, Planejamento e Orçamento Federal para construir uma solução que permita recompor a remuneração dos servidores do Poder Judiciário da União. Até o dia 31 de agosto, o governo federal deve encaminhar ao Congresso Nacional o Projeto da Lei do Orçamento Anual (Ploa) com a previsão de despesas de pessoal.

 

Notícia retirada do Portal do Servidor Federal: http://www.servidorfederal.com/2015/07/comeca-greve-dos-servidores-federais-em.html#ixzz3hBWtUGQu

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo