Aposentados e pensionistas de órgãos extintos em PE se mobilizam para manter suas pastas funcionais no estado
10 de Novembro de 2015 às 09:11
Nesta segunda-feira, 9, aposentados e pensionistas do estado de Pernambuco (PE) fizeram um ato público em frente a Sudene, na Cidade Universitária. A mobilização busca reverter decisão de transferir pastas funcionais de mais de 12 mil aposentados e pensionistas, pertencentes ao quadro de órgãos extintos, de Pernambuco para Brasília. O Sindsep-PE, entidade filiada à Condsef, vem tentando buscar uma solução administrativa para o caso desde que soube da intenção. Ao que tudo indica há uma ordem para que os documentos dos servidores sejam resgatados já na segunda para que sigam para Brasília. A Condsef também vai buscar reunião em Brasília para tentar uma solução para o caso.
Nos pacotes estão fichas funcionais de servidores da antiga Sudene, Conesg, Conesp, Ex-Demec e LBA. Essa transferência certamente deve gerar uma série de transtornos aos servidores, por isso, a mobilização para evitar que isso aconteça é considerada importante. As pastas eram guardadas na Gerência de Administração de Aposentados e Pensionistas de Órgãos Extintos (Gerap), que funcionava no 9º andar da Ala Norte do Condomínio da Sudene. Mas, no último mês de agosto, a Gerap foi fechada sem motivo plausível.
A ideia agora é que os documentos fiquem armazenados no Departamento de Órgãos Extintos, em Brasília. Sem a Gerap em Pernambuco, que funcionava como uma espécie de arquivo e também como um setor para tirar dúvidas e fazer recadastramento do pessoal, esses mais de 12 mil servidores podem encontrar grandes dificuldades para resolver questões ligadas a suas fichas funcionais.
“O sindicato já tentou resolver o problema de forma administrativa, mas não foi possível. Agora nos resta a mobilização. Essa medida de levar as pastas funcionais para Brasília não ajuda ninguém, só atrapalha, ainda mais quando não foi dada alternativa ao servidor”, pontua o secretário geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.
Com informações da Ascom do Sindsep-PE