Após muita luta, governo apresentou nova proposta para os servidores das Carreiras do PST, PGPE, DENASUS e Correlatos, que foi aceita por unanimidade.
10 de Junho de 2024 às 21:20
O SINTSEP/MS realizou hoje, dia 10 de junho, Assembleia Geral Estadual, de forma híbrida, com os(as) Servidores(as) da base das Carreiras do PST, PGPE, DENASUS e Correlatos que aceitaram por unanimidade a proposta do governo federal.
O avanço na proposta do governo federal se deu após muita luta, reuniões em Brasília, atos como a Marcha dos(as) Servidores Públicos Federais realizada no dia 17 de abril/2024 com o destaque que, a partir da aplicação dos índices de correção dos steps nas novas tabelas melhoram a proposta de reajuste do governo apresentada anteriormente.
A nova proposta reformula as tabelas salarias e propõe reajuste de 9% em janeiro/2025 e 5% em maio/2026 para os servidores do PST (Previdência/Saúde e Trabalho), PGPE, DENASUS e Correlatos além das mudanças nos steps de 2,8% para 3% nos padrões e de 3% para 4% nas classes para nível superior; de 1,0% para 1,25% nos padrões e de 1,5% para 2% nas classes para nível intermediário e nível auxiliar, com a condicionante de que qualquer outro índice de reajuste que for oferecido à Educação, deverá ser extendido aos servidores(as) desses planos.
Outra cláusula pontua a necessidade de ao menos 1/3 da reestruturação de cada carreira ser realizada ainda em 2024.
Anteriormente o Governo havia oferecido reajuste de 9% para 2025 e apenas 3.5% para 2026, além de deixar de fora dos reajustes os(as) servidores(as) do nível auxiliar.
A Assembleia teve a participação do economista da subseção do Dieese na Condsef/Fenadsef, Max Leno que fez uma explanação das tabelas e esclareceu as dúvidas dos(as) participantes.