SintsepMS se prepara para defender os servidores e empregados públicos federais em relação ao reconhecimento e à notificação de Covid-19 no ambiente de trabalho
30 de Julho de 2020 às 20:25
A CUT organizou uma capacitação sobre como reconhecer e notificar a Covid-19 no ambiente de trabalho, o evento on line, aconteceu na última sexta-feira (24) e contou com a presença de lideranças do SintsepMS.
A atividade foi ministrada pela Médica e Professora da UNICAMP, Doutora Marcia Bandini. A ação buscou propiciar conhecimentos técnicos de modo a contribuir para o fortalecimento da ação sindical CUTista na defesa da garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores e trabalhadoras adoecidos e/ou mortos por Covid-19.
Participaram trabalhadores/as que atuam como dirigentes sindicais de diversas categorias dos setores público e privado no país, sendo que o SintsepMS conseguiu 8 vagas para os servidores e empregados públicos federais.
A oficina abordou assuntos como o conceito da Covid-19 relacionada ao trabalho, o fluxograma de reconhecimento e notificação, o roteiro de investigação da relação da Covid-19 com o trabalho, como notificar na Vigilância Epidemiológica (SUS), Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT/SINAN), e emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), como enfrentar mitos e falácias sobre a Covid-19 relacionada ao trabalho.
Para o diretor de formação do SintsepMS, Adilson dos Santos, “a oficina contribuiu para algo fundamental, que os trabalhadores tenham conhecimento científico para embasar a luta por saúde e proteção no ambiente de trabalho, bem como resguardar seus direitos trabalhistas, uma vez que é direito constitucional evitar que o ambiente laboral lhe exponha a agravos evitáveis”.
Na opinião do dirigente, as empresas e governantes estão expondo os trabalhadores à contaminação e à morte para garantir o lucro absurdo dos empresários.
Durante a oficina também foi lançada a cartilha “Diretrizes para a Saúde e Segurança dos Trabalhadores e Trabalhadoras nos locais de trabalho durante a pandemia do Coronavírus”.
O documento foi desenvolvido por especialistas em saúde do trabalhador e visa instrumentalizar os trabalhadores para melhor enfrentar esse difícil momento por que estamos passando.