Notícias

Sintsep/MS realiza seminário de formação e planejamento para 2023

3 de Março de 2023 às 09:28

Mesa de abertura. Foto: Walter Queiroz

Acontece de 2 a 4 de março o Seminário de Formação e Planejamento para o ano de 2023 no Sintsep/MS. A formação é uma exigência é uma necessidade, indicada pela nossa concepção sindical e reiterada na Plenária, que visa capacitar o quadro de diretores do sindicato para a atuação no ano que se inicia.

Walter Queiroz
Conteúdo editado às 11h13 de 3 de março de 2023 para correção de informações
Conteúdo editado às 11h47 de 3 de março de 2023 para acréscimo de informações

A atividade dura três dias, um de capacitação, dois de planejamento e tem a participação de convidados. É voltada para toda a Direção Colegiada Executiva (DCE) do Sindicato. Espera-se que cerca de 30 pessoas participem das atividades durante os três dias de formação.

O primeiro dia (quinta-feira, 2) tem mesa de abertura dedicado à formação política e conta com a participação do representante da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal(Condsef/Fenadsef), Adilson dos Santos, da supervisora-técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Mato Grosso do Sul, Andreia Ferreira, Helder Molina doutor em Políticas Públicas e Formação Humana e é dirigente na Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vilson Gregório, Presidente da CUT/MS, além dos convidados, pela direção executiva do Sindicato. participaram Arnaldo da Silva Filho e Maria Helena de Faria das secretarias de Administração e Finanças (SAF) e de Assuntos Jurídicos (SAJ), respectivamente.

Após a mesa de abertura, com o aprofundamento da exposição da conjuntura internacional, nacional e regional para o sindicalismo no momento histórico atual, ocorreu a uma exposição sobre a história do sindicalismo, seguido de debate entre o expositor e a audiência com a mediação do diretor João Nascimento, da Secretaria de Formação Política Sindical (SFPS).

Para o segundo e terceiro dias, as atividades prosseguem com a supervisão de Molina e são dedicadas ao planejamento do exercício de 2023 do sindicato. O foco é no diagnóstico da situação atual do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público em MS (Sintsep/MS), no mapeamento dos desafios e planejamento de ações para o período que se inicia.

Confira a programação completa:

2/3, quinta-feira – FORMAÇÃO POLÍTICA

9h Abertura
9h15 Mesa: Conjuntura Econômica Social e Política do Brasil e Internacional: Cenários da Negociação Coletiva com o Governo Federal; Desafios ao Movimento Sindical dos Servidores Públicos Federais.
Convidados: Condsef, Dieese, CUT/MS.
10h45 Debate
11h45 Síntese do debate

14h15 Exposição: Breve História do Movimento Sindical no Brasil; Concepções, Estruturas e Organização Sindical; Organização Sindical dos SPFs e do Sintsep/MS; Papel e Prática do Sindicato e d@s Dirigentes Sindicais – Com Helder Molina
15h30 Debate

3/3, sexta-feira – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO

8h30 Diagnóstico da Situação Atual do Sintsep/MS
10h15 Debate
14h00 Desafios da Gestão, Objetivos e Ações Estratégicas da Gestão Atual; Plano de Trabalho por Eixos Prioritários de Ação – GTs
16h00 Apresentação Grupos de Trabalho em Plenária e Debate

4/3, sábado – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO

8h30 Ações e Operacionalizações por Eixos Prioritários de Ação; Detalhamento das Operações, Prazos e Responsáveis

14h00 Reunião DCE
16h00 Avaliação e Encerramento

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo