Notícias

Sintsep/MS prestigia posse de Alexandre Cantero, novo Superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul

24 de Maio de 2023 às 22:48

Diretores Adilson dos Santos e Maria Helena com o SRTb Alexandre Cantero na ocasião de sua posse

Aconteceu na última semana, a cerimônia de posse pública do novo Superintendente Regional do Trabalho, Alexandre Morais Cantero. O evento ocorreu no Bioparque do Pantanal e foi prestigiado por autoridades do serviço público, políticas e sindicais.

Os diretores Adilson dos Santos (Condsef e Secretaria de Comunicação) e Maria Helena Faria (Assuntos Jurídicos) representaram o Sintsep/MS (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em MS) na cerimônia.

Para a Superintendência Regional do Trabalho (SRTb-MS), foi nomeado Alexandre Morais Cantero. Especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho, Cantero já presidiu a Comissão de Direito do Trabalho da OAB/MS e foi conselheiro estadual e federal suplente da OAB. O advogado foi por duas décadas assessor jurídico do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SeebCG/MS) e até recentemente atuava como assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul (Sinergia/MS).

A cerimônia foi bastante prestigiada por representantes do Ministério Público do Trabalho, da Justiça do Trabalho, OAB, Bancada Federal (Deputado Vander Loubet, PT-MS), representantes sindicais dos trabalhadores e trabalhadoras com destaque para a CUT/MS e pelos trabalhadores da SRTb-MS, muitos dos quais filiados ao Sintsep/MS.

Durante a cerimônia foram indicados os desafios da instituição no próximo período e um breve balanço do período anterior. Os oradores lembraram que no período dos governos Temer e Bolsonaro foi extinto o Ministério do Trabalho e precarizados os direitos trabalhistas com a reforma trabalhista e a liberação da terceirização. Também foi enfraquecida a atuação de fiscalização das relações de trabalho e abandonou-se o estímulo ao emprego. A recriação do Ministério, fruto da pressão social, não reverteu o desmonte do órgão e o ataque aos servidores. Agora o desafio é retomar a proteção ao trabalho, reestruturar o órgão e valorizar os servidores.

Walter Queiroz, via RED

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo