Notícias

SINTSEP/MS participa de Ato contra a escala 6x1

17 de Novembro de 2024 às 13:03

Os Dirigentes do SINTSEP/MS, Diovaner Ifran (Secretário de Comunicação) e Vicente Lima (Secretário de Empresas Públicas) participaram no dia 15 de novembro do Ato realizado em Campo Grande/MS em apoio à PEC de autoria da Deputada Federal Érika Hilton (Psol) que propõe um jornada de trabalho de 4x3 e se posiciona contra a escala 6x1.

Em Mato Grosso do Sul as mobilizações estão sendo coordenadas por diversas Entidades da Sociedade Civil, como a FBP, CUT, Unegro, Movimento Estudantil, etc.

A mobilização é muito importante pois a luta pelo fim da escala 6X1 significa garantir ao trabalhador uma vida mais digna com mais tempo com sua família, amigos, permitindo que possa exercer seu direito ao lazer. Como diz o lema da campanha, existe vida além do trabalho (VAT) e o trabalhador/a não pode ser privado dela.

A proposta foi apresentada no Congresso nacional pela Deputada Erika Hilton, PSOL-SP, incorporando as demandas do movimento VAT [Vida Além do Trabalho], criado pelo vereador Rick Azevedo, do PSOL/RJ e já vai tramitar na Câmara dos Deputados e será discutida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara.

A PEC acaba com a jornada 6X1 propondo a redução do limite da quantidade de horas trabalhadas de 44 horas para 36 horas semanais com expediente de, no máximo, quatro dias por semana (jornada 4x3) e oito horas por dia.

Se for aprovada, seguirá para a apreciação de uma comissão especial. Somente após esse trâmite, o texto ficará apto a ser pautado no plenário.

A carga horária abusiva imposta pela escala de trabalho 6X1 afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares.

Clique no link e assine a petição online do movimento VAP (Vida Além do Trabalho), que pode ser acessada AQUI.
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR135067.

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo