Notícias

Marcha dos Intoxicados da Ex-Sucam é recebida pelo Ministro da Saúde

30 de Outubro de 2025 às 15:52

Filiados do Sintsep/MS participaram, na tarde desta quarta-feira (29), de um ato em frente ao Ministério da Saúde, em Brasília, em defesa dos servidores intoxicados da ex-Sucam.

A mobilização cobrou reparação, justiça e o avanço da PEC 101/2019, proposta de Emenda à Constituição Federal que garante plano de saúde vitalício aos trabalhadores da extinta Sucam, admitidos até 31/12/1988, que tiveram contato com o inseticida DDT e outros organoclorados durante suas atividades de combate a endemias.

O movimento foi organizado pelas três entidades representativas dos trabalhadores do serviço público federal — Condsef, Fenasps e CNTSS — e marcou um novo capítulo na luta desses servidores, reconhecidos como heróis nacionais no combate a doenças como malária e febre amarela.

Muitos ainda sofrem os efeitos da exposição a pesticidas como DDT e BHC, sem a devida assistência do Estado, configurando uma injustiça com aqueles que deram suas vidas para salvar outras e hoje morrem sem suporte do poder público.

Durante o ato, representantes da categoria foram recebidos por equipes do Ministério da Saúde, incluindo a chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha. Uma comitiva entregou um documento com as principais reivindicações e reforçou a urgência do avanço da PEC 101 no Congresso Nacional.

O Ministro da Saúde informou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) ligado à Mesa Nacional de Negociação da Saúde, com representantes do Ministério e das três entidades sindicais, para discutir e encaminhar propostas que acelerem a tramitação da PEC 101/2019 na Câmara Federal. Além disso, Alexandre Padilha se comprometeu a dialogar com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para agilizar o processo.

Além da PEC 101, os trabalhadores defendem também a aprovação do Projeto de Lei 5.489/2023, que garante assistência integral à saúde dos servidores da ex-Sucam e da Funasa. O Sintsep/MS destacou a importância de manter a pressão política e o engajamento nacional em defesa desses profissionais, reafirmando seu compromisso com reparação histórica, justiça e respeito aos trabalhadores afetados pela contaminação.

Copyright ® 2025 - Todos direitos reservados
volta ao topo