Notícias

Nomeações de Lula em MS trazem novas perspectivas para órgãos federais

27 de Abril de 2023 às 17:03

O governo federal publicou, ao longo do mês de abril, as nomeações de novos gestores em órgãos públicos da União em Mato Grosso do Sul. À frente dos cargos, estarão antigos quadros, atuantes na luta sindical e na militância pelo direito à terra, que agora terão a tarefa de coordenar setores importantes da administração pública nacional no estado.

Para a coordenação-geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Mato Grosso do Sul, foi nomeada a professora, coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Marina Ricardo Nunes. Marina foi diretora nacional do MST e da Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca) por dois mandatos.

O administrador Paulo Roberto Silva, o Paulinho do PT, foi nomeado para o cargo de superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Paulinho, além de ter sido vereador pelo PT em Ponta Porã, é mestre em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos pela UEMS e foi gestor de Desenvolvimento Rural na Agência de Desenvolvimento e Extensão Rural (Agraer).

Para a Superintendência Regional do Trabalho, foi nomeado Alexandre Morais Cantero. Especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho, Cantero já presidiu a Comissão de Direito do Trabalho da OAB/MS e foi conselheiro estadual e federal suplente da OAB. O advogado foi por duas décadas assessor jurídico do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SeebCG/MS) e atualmente atua como assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul (Sinergia/MS).

O cientista social Elvisclei Polidorio passa a ser coordenador-geral da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Professor em escolas de ensino fundamental e médio, Elvisclei é indígena terena e já foi coordenador técnico da Funai em Miranda, de 2014 a 2020.

Já o vereador Júlio Cleverton dos Santos, o Júlio Buguelo, é o novo superintendente federal de Pesca e Aquicultura em MS. Júlio, que foi o parlamentar mais votado para a Câmara de Glória de Dourados nas últimas eleições municipais, é técnico agropecuário e engenheiro agrônomo.

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em MS (Sintsep/MS) saúda os novos gestores e deseja uma boa administração. De acordo com o diretor da Condsef/Fenadsef e diretor de Comunicação do Sintsep, Adilson Nascimento dos Santos, os nomeados têm grande responsabilidade pela frente. “É um momento de retomada que exige comprometimento para recuperar setores estratégicos, mas os nomes indicados demonstraram, em suas trajetórias, ter competência técnica e visão humanizada para comandar os órgãos federais”, afirma.


Norberto Liberator, via RED

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo