Notícias

Fonasefe dá pontapé inicial na Campanha Salarial 2024

23 de Maio de 2023 às 15:47

Trabalhadores no Serviço Público Federal no lançamento da Campanha Salarial 2024

Na última quarta-feira (17) o Fonasefe realizou um ato simbólico em frente à Câmara dos Deputados para marcar o lançamento da campanha salarial para 2024. Na ocasião do ato, servidores dos três poderes levaram suas manifestações e preocupações para o horizonte imediato na relação de trabalho nas três esferas do serviço público federal que estão sendo tratadas na casa por ocasião da votação do Novo Arcabouço Fiscal (NAF).

Luta vai demandar forte mobilização
Entre as pautas prioritárias no lançamento da Campanha Salarial 2024 estão a recomposição das perdas salariais acumuladas, que só nos quatro anos de governo Bolsonaro chegaram a quase 30%, equiparação dos auxílios entre os poderes, a revogação de atos e decretos administrativos do governo anterior que prejudicam servidores e serviços públicos, a instalação da mesa nacional de negociação e das mesas setoriais de negociação permanente, além da luta pela revogação do teto de gastos (EC 95/16) e contra medidas previstas no relatório preliminar do NAF (PLP 93/23), de autoria do deputado Claudio Cajado (PP-BA).

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) reforça que ao longo do processo da negociação emergencial, o governo anunciou o anseio de valorização dos servidores, criação de novos concursos e reestruturação de carreiras. No entanto, as medidas previstas no relatório preliminar do NAF colocam em risco todo esse compromisso com os servidores e até mesmo os firmados durante a campanha eleitoral. "A pressão do mercado não pode se sobrepor à reconstrução do país", reforça publicação do fórum em suas redes. Para se contrapor às ameaças de continuidade de uma política de austeridade que retira direitos e se alimenta da falta de políticas públicas para gerar lucro para poucos, a mobilização e unidade dos servidores vão continuar sendo fundamentais nesse processo.

Um país desenvolvido economicamente e com justiça social, além do fortalecimento da nossa democracia só serão possíveis com a inclusão do povo no orçamento público, com valorização dos serviços públicos, da Constituição e do Estado brasileiro.

Portanto, é necessário seguirmos atentas e atentos contra toda e qualquer proposta que ameace direitos da classe trabalhadora e de toda a população.

Walter Queiroz, via RED com informações da Condsef e do Fonasefe

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo