Notícias

Diretores da Secretaria Geral do Sintsep renunciam ao cargo

29 de Maio de 2023 às 10:34

Wesley Goully, Ex-Secretário Geral do Sintsep/MS | Foto: Walter Queiroz

Wesley Goully, empregado da Ebserh, que ocupava o cargo de diretor coordenador da Secretaria Geral do Sintsep/MS, apresentou em 4 de maio, sua carta de renúncia com efeito imediato. Instado a assumir a vacância, o diretor adjunto da Secretaria Geral, Arnaldo Ferreira da Silva Filho, que também é empregado da Ebserh, comunicou seu pedido de desfiliação e abandonou imediatamente o cargo no dia 8 de maio.

Com isto, a Diretoria Executiva (DE) precisou reorganizar atividades sindicais, administrativas e financeiras do Sindicato nos meses de maio e junho. Concomitantemente, a DE convocou uma reunião da Diretoria Colegiada Estadual (DCE) nos dias 26 e 27 de maio para definir um novo diretor coordenador da Secretaria Geral e retomar o funcionamento da entidade. Em conformidade com o Estatuto e Regimento do Sintsep/MS, o servidor do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul, João Anastácio, que era suplente da Direção, foi eleito diretor coordenador da Secretaria Geral.

Renúncia
O pedido de renúncia ao cargo na diretoria, realizado depois de 2 anos e meio como secretário geral e ordenador de despesas do Sindicato, foi comunicado sob a justificativa de “inúmeras discordâncias com a diretoria atual”, conforme consta na carta em que foi oficializado. O pedido pegou a diretoria de surpresa, sem a possibilidade de realizar uma transição das informações, documentos e responsabilidades inerentes à função da secretaria geral.

Em carta, a diretoria do sindicato se manifestou sobre o assunto: “Nossas entidades sindicais prezam pela democracia interna, proporcionando espaços e instâncias de participação e deliberação para todos os filiados. Assembleias, encontros setoriais, plenárias e congressos são algumas das oportunidades em que os trabalhadores têm voz e podem influenciar nas decisões coletivas. Além disso, eles têm o direito garantido de ocupar cargos de direção de acordo com os estatutos sociais” , afirma o documento.

Inviabilização imediata e temporária do funcionamento do Sindicato
A renúncia, quase simultânea e sem transição, de ambos os diretores da secretaria geral, deixou o sindicato em uma situação sensível. Uma vez que para o ordenamento de despesas é necessária a assinatura conjunta de um diretor da Secretaria Geral (SG) e um da Secretaria de Administração e Finanças (SAF). Com isto, desde o dia seguinte à renúncia, o sindicato está impossibilitado de movimentar recursos e/ou realizar pagamento de prestadores e/ou fornecedores. A situação só poderá ser normalizada após os devidos registros legais da condução do novo secretário geral, com o registro em cartório da ata de reunião que o elegeu para o cargo e do protocolo da substituição registrada em cartório junto aos bancos em que o sindicato tem conta.

Crise na representação da Ebserh
As renúncias destes dois diretores se somam às de Patrick Gutierrez, Ana Paula Fonseca e Rubia dos Santos, apresentadas em fevereiro. Todos são empregados da Ebserh e estão orientando os colegas a desfiliar-se do Sintsep/MS. A intenção é tentar fundar um sindicato específico, dissidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em MS (Sintsep/MS) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Até o momento conseguiram desfiliar uma parte dos empregados. Com isso, não foi possível realizar as assembleias dos empregados da Ebserh em Mato Grosso do Sul, que também perderam a representação na Mesa Nacional de Negociação do ACT da categoria.

Walter Queiroz, via RED

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo