Notícias

12° CECUT-MS elege diretores do Sintsep/MS à Executiva da CUT/MS

19 de Setembro de 2023 às 00:55

Diretores do Sintsep/MS e ao centro, o Presidente re-eleito da CUT/MS | Foto: Sérgio de Souza Júnior

Aconteceu, recentemente, o 12º CECUT/MS (Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores em MS). O evento foi realizado no Hotel do Lago, em Campo Grande/MS, nos dias 24, 25 e 26 de agosto. O Sintsep/MS participou do congresso com uma delegação composta pelos servidores federais Adilson dos Santos, Ana Cláudia Salomão, Élio de Oliveira, João Nascimento, Jorge Guimarães, Maria Helena de Faria e Tais Peçanha Rocha, como delegados/as.

Durante os três dias do evento, os delegados do Sintsep/MS (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em MS) contribuíram substancialmente para a elaboração teórica do que será a política sindical da CUT/MS até 2027. O congresso contou com a participação de mais de 180 delegados, trabalhadores na capital do estado e em cidades do interior, representando diversas categorias do serviço público e privado, rural e urbano.

O Sintsep/MS também esteve em destaque pelo Projeto Cineclube Sindical, idealizado e coordenado pela diretora Ana Cláudia Salomão, que também é diretora da CUT/MS. A iniciativa, realizada pela CUT/MS em parceria com o SESC/MS, foi uma mostra de filmes sob o tema Neoliberalismo e o Mundo do Trabalho, que ocorreu durante os meses de junho e julho deste ano.

Esta edição do Congresso foi nomeada em homenagem à memória do deputado Amarildo Cruz. Além dos delegados das entidades filiadas, participaram do congresso, diversas lideranças políticas e sindicais, como Vander Loubet e Camila Jara, deputado e deputada federais do PT/MS, Pedro Kemp e Gleice Jane, deputado e deputada estadual do PT/MS, o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Ronaldo Costa, a Coordenadora Estadual do MST/MS, Laura dos Santos, o Presidente Estadual do PT/MS, Vladimir Ferreira, o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Alexandre Canteiro, a Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva, o Presidente da UGT/MS, Jéfferson Borges, a representante do Escritório Estadual do DIEESE, Andreia Ferreira, ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, o advogado Paulo Lemgruber e a advogada Giselle Marques.

Pela CUT nacional, o evento foi acompanhado por Quintino Severo, Secretário de Relações Internacionais, reforçando a relevância da etapa estadual na construção do 14º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), que acontece em outubro deste ano, em São Paulo/SP.

O Congresso encerrou no dia 26, com a eleição da nova executiva da CUT/MS que administrará a entidade até 2027. Para o processo foi formada uma chapa de consenso entre as entidades filiadas e forças sindicais participantes do processo. O atual presidente da entidade, Vilson Gregório, encabeçou a coalizão e foi reeleito por mais um mandato. Pelo Sintsep/MS foram eleitos Adilson dos Santos como novo secretário de Políticas Sociais e Direitos Humanos e Maria Helena de Faria que ocupará o cargo de secretária de Mobilização.

Para o Sintsep/MS o posicionamento nestas pastas é fundamental neste momento social do país. “São duas pastas fundamentais, o momento é de discussão do movimento sindical para os próximos anos, e também nos é requerida uma mobilização social, como várias vezes já foi falado pelo Presidente Lula, para que se estabeleça no país o que a população espera para os próximos anos” afirma Adilson dos Santos, diretor coordenador da SC (Secretaria de Comunicação) do Sintsep/MS e Secretário eleito de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT/MS.

Waler Queiroz, via RED

Copyright ® 2022 - Todos direitos reservados
volta ao topo